O Nobre Rito da Cavalaria (NRC) é um programa de cerimônias adicionais de cunho histórico e filosófico praticado pelos Priorados do Brasil. Composto por um total de dez cerimônias, divididas em ciclos histórico, filosófico e honorífico, o programa busca aprofundar os ensinamentos apresentados anteriormente aos Senhores Cavaleiros, seja nas cerimônias capitulares ou do próprio Priorado.

O NRC foi criado a partir do Ilustre Rito da Cavalaria de Ohio (IKRO), elaborado na década de 1970 pelo Tio Bill Kutschbach e ampliado pelo irmão Pat King nas décadas seguintes. O programa também conta com cerimônias escritas anteriormente, na década de 1960, pelo irmão John Ferguson.

Atualmente, o NRC conta com quatro cerimônias históricas: Cavaleiro da Capela, Cavaleiro da Cruz de Salém, Cavaleiro Ex-Templário e Cavaleiro da Tríade;

Três cerimônias filosóficas: Cavaleiro do Ébano, Cavaleiro Anon e Cavaleiro da Cadência;

Além de três cerimônias honoríficas: Comendador da Cavalaria, Grã-Cruz da Cavalaria e Cavaleiro do Manto Prateado. Todas as cerimônias, com exceção das honoríficas que são públicas, são fechadas apenas para Maçons e para os cavaleiros que já foram investidos naquela cerimônia.

Planejado e elaborado de forma meticulosa, unindo os sistemas praticados anteriormente pelo SCODB e SCODRFB, o programa atual conta com um vasto programa de ensino de mais de 600 páginas, oferecido ao Cavaleiro após cada cerimônia. Além disso, certos requisitos garantem que o Cavaleiro seja investidos nas cerimônias em momentos específicos de sua vida, potencializando seu impacto e capacidade de transmissão de ensinamentos.

Apesar de ser completamente opcional, o Priorado Cavaleiros da Chama Imortal n°184 vê o NRC como uma ferramenta essencial para a formação de seus cavaleiros, promovendo constantes investiduras nas mais diversas cerimônias.

Werner (2022)